fast28042017

Gastronomia em San Ándres

San Andrés é um destino onde se come bem e barato. Dos restaurantes mais simples aos mais refinados, espere encontrar preços mais atraentes do que os praticados no Brasil e se dar ao luxo de curtir pequenos prazeres gastronômicos sem se assustar com valores astronômicos ao receber a conta.

Lagostas, camarões, langostinos, caracóis e peixes estão entre os pratos que figuram em praticamente todos os cardápios na ilha. Cercada pelo mar, o atrativo principal da culinária de San Andrés não poderia ser outro senão peixes e frutos do mar. O prato típico da região, chamado de rondón, é como uma sopa com peixe ou caracol que leva ainda mandioca, batata e banana. A sopa de caraguejo, o arroz de coco e o patacón, uma espécie de bolinho frito feito com batata ou banana amassada, são figurinhas marcadas no menu.

Na hora de escolher a bebida, haverá muitas opções. As mais pedidas são o coco loco, que leva três bebidas alcoólicas diferentes, ou o coco fresa, que não tem álcool. Se a ideia é tomar algo leve, aposte na limonada de coco ou num regrigerante de maçã, bastante popular na Colômbia.

Não deixe de almoçar no restaurante La Regatta, localizado sobre águas cristalinas de San Andrés e reconhecido como um dos melhores da região – o local faz o tipo refinado mas tem preços justos. Para comer em frente à praia, a dica é o Donde Francesca, com pratos bem servidos; se quiser fugir do óbvio, aposte no Mister Panino ou no Gourmet Shop Asho, com cardápio variadíssimo.