fast14042017

Melhor época para ir a Cidade do Cabo

Ao falar do continente africano, muita gente já pensa logo em sol forte e calorzão o ano todo. Essa pode até ser a realidade de alguns países africanos, mas na África do Sul – e especialmente na Cidade do Cabo -, não é bem assim que a banda toca. Inverno e verão são estações bastante diferentes, por isso o planejamento da viagem requer um cuidado especial. As estações seguem o padrão do hemisfério sul: final e início do ano é verão, meio do ano é inverno.

O verão (de dezembro a março) é o período mais seco do ano, com temperaturas médias em torno dos 21ºC, mas que em dias extremos ultrapassam os 30ºC. É nesse período que a cidade recebe mais turistas, tem mais festas e vive seu esplendor. Essa é, também, a época em que as praias ficam cheias de gente na areia. “Areia” mesmo, pois o mar é gelado o ano todo e poucas pessoas se arriscam a dar um mergulho. Diz-se, inclusive, que o mar é mais gelado no verão do que no inverno, devido às correntes marítimas.

O inverno, por outro lado, apresenta temperaturas amenas, na casa dos 13ºC, mas que durante a noite podem ser inferiores a 8ºC. O inverno, principalmente entre maio e agosto, vem acompanhado de dias mais chuvosos e nublados, roupas mais quentes e cidade mais vazia. Nessa época do ano, os dias de céu limpo e pouco vento são bem valorizados e ideais para fazer passeios ao ar livre ou subir a Table Mountain.

A Cidade do Cabo recebe ventos constantes. Independentemente da época do ano em que você viaje, é indicado levar um agasalho para se proteger do vento, que acaba deixando a sensação térmica mais baixa. Usar protetor solar também é recomendado, pois, com o vento, a sensação de que o sol está queimando não é tão evidente.

Se quiser curtir as festas, recomendamos viajar no verão. O carnaval, em fevereiro, é uma festa celebrada com paradas e música no país.

Esse texto sobre Quando ir à Cidade do Cabo faz parte do guia de Cidade do Cabo no Melhores Destinos